JOSÉ SALMEN HANZE, filho de Salmen Hanze e Charife Hanze, nasceu na pequena cidade chamada ABAY, situada a quinze quilômetros da Capital do Líbano. Nasceu em família pobre, seus pais trabalhavam muito para sobreviver em suas chácaras de oliveiras, figueiras e um pouco de uvas.
Em 1914 começou a 1ª Guerra Mundial. Na miséria e na fome que se estabeleceram nessa época, José perdeu o pai, quando estava carregando um jumento com pequena carga de trigo destinada ao sustento da família. José Salmen tinha mais dois irmãos e duas irmãs. Trabalhou muito por muito tempo com seu irmão Methen com muito sacrifício, mas sem nenhum resultado.
Aos quatorze anos saiu de sua cidade para ir morar com sua irmã rica, que morava em uma pequena cidade.
Depois da 1ª Guerra Mundial veio para o Brasil, ficou em São Paulo. Depois veio morar em Mato Grosso do Sul, onde ficou conhecido pelo nome de Turquinho por causa das viagens de caminhão turco que fazia para seu amigo Amim Abui Marched em Campo Grande e nas estradas onde passava negociando. Junto com Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon) chegou com seu caminhão em Rondonópolis e tornou-se vendedor de sal em Itiquira.
José Turquinho ficou rico e comprou terras em Rondonópolis em seu nome e no nome de seus amigos. O mais importante aconteceu quando ele legalizou seus documentos. Os amigos transferiram os terrenos para ele.
Foi o primeiro conquistador de Rondonópolis. Para ele, a melhor cidade era Rondonópolis e queria fazer dela a mais importante da Região Sul de Mato Grosso. Era uma boa pessoa, pois doava terras, ajudava a todos que estivessem em dificuldades. Doou ao Rotary Club terrenos e tijolos para a construção da Santa Casa de Misericórdia, e também uma área para a construção da Vila Militar e para o 5º Batalhão da Polícia Militar, nas quadras da Avenida Presidente Médice. Para a Zona Industrial doou mais ou menos duzentos hectares de terras. Também, o terreno onde está construída hoje a escola Estadual José Salmen Hanze foi doado por ele, motivo pelo qual é patrono dessa instituição de ensino.
A estrada de Guiratinga, o aeroporto e a Escola Estadual José Salmen receberam oficialmente o seu nome.
José Salmen Hanze visitou sua terra Natal somente uma vez durante os sessenta anos de Brasil. Seu falecimento ocorreu aos dois dias de Junho de 1989.
Era meu pai. Pena que não tive vivência com ele. Acho que ia ama-lo bastante
ResponderExcluir